eSocial Processados os eventos previdenciários retidos por inconsistência cadastral para disponibilização no CNIS

Segundo notícia veiculada no portal do eSocial no dia 09.05.2019, o INSS concluiu na sexta-feira, dia 03.05.2019, o processamento de 10 milhões de eventos previdenciários oriundos de informações enviadas ao eSocial , que estavam retidos por apresentar alguma inconsistência cadastral. Dessa forma, esses eventos já devidamente regularizados estão sendo apresentados no Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS. No entanto, das 1400 empresas inicialmente retidas, 40 empresas ainda estão com pendência e com previsão de regularização até o fim de maio.

Além disso, o INSS complementa que o atraso na migração dos dados, que ocorreu para os empregados dessas empresas, não impediu o reconhecimento de direito a benefícios previdenciários requeridos neste período.

Ainda, aos trabalhadores com filiação como empregado que não possuam remunerações no CNIS, é oportuno que apresentem documentação complementar, para comprovar o vínculo empregatício, bem como as remunerações, conforme previsto nos incisos I e II, do art. 10, da Instrução Normativa n° 77/2015.

Por fim, caso os eventos relativos aos empregados ainda não estejam disponíveis no CNIS, poderá ser enviado um e-mail para  eventosretidosesocial@inss.gov.b r , sendo este canal exclusivo para informações a respeito de eventos do eSocial não disponibilizados no CNIS.